Cadastre-se como pessoa jurídica e tenha acesso a todos os produtos

Saiba Quais os Principais Segredos de um Bom Banho e Tosa

Saiba Quais os Principais Segredos de um Bom Banho e Tosa

 

            O Banho e Tosa do pet é uma parte importante do cuidado com o animal. A maioria dos animais pode ser ensinada a gostar deste momento em qualquer idade. Essa atividade regular vai ajudar a construir e manter relações saudáveis com os próprios pets, e praticar habilidades de liderança gentis.

            Outro benefício do Banho e Tosa é que pode perceber uma mudança física que precisa de atenção médica, por vezes não sendo óbvia se não tivesse esse zelo com o pet. Se perceber qualquer inchaço ou dor, agendar uma visita ao veterinário para verificar as condições do animal.  

 

Suprimentos para Banho e Tosa dos Pets

            Aqui estão alguns suprimentos próprios para pet que pode precisar para Banho e Tosa:

  • Shampoo que é apropriado para a idade e espécie do animal, por exemplo, os gatos e cachorros precisam de shampoo suave.
  • Copo grande ou balde pequeno contendo água, para criar uma boa espuma.
  • Bolas de algodão.
  • Limpador de ouvido.
  • Produtos para controle de parasita (perguntar ao veterinário sobre o que é necessário na área para pulgas, carrapatos e ácaros).
  • Pente de metal.
  • Escova (há muitos estilos para escolher).
  • Cortador de unha.
  • Lixa de unha.
  • Pomada oftálmica.
  • Condicionador.
  • Chuveirinho, muito útil para enxaguar o pet.
  • Um secador de pelos.
  • Escova de dente e pasta de dente, próprios para pet.
  • Tesouras seguras para aparar os pelos.

Atenção sobre aparar os pelos, se mudar o comprimento da pelagem natural do pet, ele vai precisar de proteção do frio e sol. Os pets podem sofrer queimadura solar. Além disso, algumas pelagens não crescem de volta bem, assim a indicação é orientação do profissional especializado se desejar que o pet fique com estilo e saudável após aparar.

 

Como Fazer a Tosa do Pet  

            Começar o processo de tosa por gentilmente tocar as partes corporais do animal. Se quaisquer partes parecem doloridas, parar e agendar uma consulta com o veterinário para verificar. Se o pet parece desconfortável com o toque, lembrar que animais aprendem associações positivas com repetição e elogio.

            Vai precisar ser um líder gentil e calmo, mas permanecer firme nas intenções. O plano é ensinar o pet a aproveitar o processo de tosa e para fazer isso em base regular, não apenas quando o animal está realmente sujo. Se precisar de ajuda, pode começar por acompanhar o pet em uma tosa profissional para aprender. Escolher um profissional de tosa que seja paciente, gentil e calmo.

 

Dicas para Banho e Tosa

            Abaixo estão alguns pontos específicos sobre vários aspectos do Banho e Tosa.

 

Escovação

            A escovação e ação de pentear devem acontecer diariamanente, ou ao menos várias vezes a cada semana, não importa que tipo de pelagem o animal tenha. Se o plano é oferecer um banho ao pet, fazer a escovação primeiro.

            Escovar e pentear vai ser agradável ao animal, remove os pelos mortos e emaranhados, e distribui os óleos da pele naturais. Ser gentil e paciente, muita pressão na pele pode causar irritação e machucar em relação aos embaraços se tentar fazer com pressa.

Um desembaraçador pode ser usado no pelo seco para soltar qualquer nó. Tipos diferentes de escovas são usados para diferentes pelagens. Após escovar, pode usar um pente geral para resolver os nós pequenos que a escova não atendeu.

 

Banho

            A água deve ser morna, mesmo no verão, porque a água muito fria pode gelar o animal e deixar o pet com uma associação ruim ao banho, no geral. Se o banho for para animais pequenos, apoiá-los na banheira, assim eles não ficam com medo.

Oferecer uma massagem corporal completa ao pet, enquanto aplicando o shampoo, e depois enxaguar. Se desejar, adicionar condicionador e pentear a pelagem antes de enxague final. Em dias frios, os animais devem ser secos, e os pets muito novos ou velhos, ou doentes, devem sempre ser secos para evitar o resfriamento exagerado.

 

Unhas

            Começar por pegar cada pata e manuseando as unhas. Então, sem cortar, segurar o cortador próximo de uma unha e apertar a unha como se estivesse cortando. Olhar com atenção para a parte do cachorro que inclui um vaso sanguíneo e nervo e é mais fácil de ver nas unhas claras do cão, onde o suprimento de sangue acaba. Desejará evitar cortar nesta parte, desde que é doloroso e vai sangrar.

            Se fizer isso acidentalmente, não entrar em pânico. Cobrir a extremidade da unha com o pó hemostático e pressionar na unha por 30 segundos, até que páre de sangrar. Ser gentil e paciente com o pet. Se começar por cortar uma unha em cada pata diariamente e recompensar com elogio, vai logo ter um animal relaxado e disposto. Lembrar-se de também de aparar as garrinhas.

            Se manter as unhas dos pets aparadas, vai proteger as patas de unhas longas que podem se prender e quebrar, causando dor. As unhas longas podem também causar dano permanente aos dedos por dobrá-los em posições não naturais. Animais com cascos precisam de cuidado com as patas de rotina por profissionais, assim assegurar que estão obtendo o cuidado que precisam.

 

Dentes

            Pode gentilmente massagear as gengivas e escovar os dentes de qualquer pet, desde os roedores menores aos cavalos maiores. Se ensinado com paciência e gentileza, a maioria dos animais aprecia uma massagem na boca. Os benefícios são bocas saudáveis e hálito fresco. Além disso, vai estar mais ciente de quando os pets precisam de atendimento dental com profissional, antes de o pet ter dor. Lembrar-se de usar pasta de dente para animais, apropriada para cada tipo de pet.

 

Orelhas

            Deve periodicamente verificar as orelhas do animal. Se estão limpas e livres de sujeira, então oferecer ao pet uma boa massagem na orelha. Novamente, uma massagem gentil vai oferecer ao animal uma boa associação ao toque. Se as orelhas estão sujas, cheiram mal ou parecem doloridas, marcar uma consulta com o veterinário. O médico pode verificar por infecção ou parasitas, e pode ensinar sobre a limpeza.

            Se fizer uma limpeza rápida para orelhas saudáveis, começar por umedecer uma bola de algodão com agente de limpeza apropriado para orelha e limpar as dobras da pele, começando próximo à cabeça e limpando fora para extremidades das pontas da orelha.

            Não usar cotonetes, porque podem chegar muito profundamente para dentro da orelha e causar dano. Alguns animais são sensíveis à sensação do agente de limpeza entrando, assim pode desejar começar com apenas uma quantidade pequena. A tosa pode ser uma atividade agradável para o dono e o pet. Portanto, aproveitar dos membros da família animal e o tempo que passa interagindo com eles.