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Qual o valor de uma Clínica Veterinária ou Pet Shop?

Por Marco Antonio Gioso

 

Você está interessado em vender ou comprar uma clínica veterinária ou pet shop? No setor pet, o preço de um estabelecimento gira entre 2 a 10 vezes o faturamento mensal bruto ou cinco dez vezes o seu EBITDA. Muitos são os fatores que influenciam esse preço, tais como reputação da marca, localização, instalações, equipamentos e principalmente números.

Estes últimos são essenciais já que revelam o dia-a-dia da clínica veterinária ou pet shop. Para que a empresa seja financeiramente saudável, três fatores são considerados:

1º    Número alto de clientes, o que gera faturamento alto.

2º    Fluxo de Caixa Positivo (existe dinheiro líquido a qualquer momento).

3º    Lucro positivo.

Os números não mentem, porém quem definiu os números pode ter mentido ou se enganado!

No item lucro, deve-se esmiuçar os gastos, já que neles podem ter custos que não pertençam ao "core business", ou seja, o núcleo do negócio da clínica veterinária ou pet shop. Exemplos de custos que não deveriam estar incluídos na análise:

- Aluguel de casa de família;

- Carro da família (mesmo que seja usado também para a empresa);

- Condomínio ou clube;

- Escola das crianças;

- Salário da esposa ou marido, que não trabalham na clínica;

- Supermercado (juntam-se as compras da família com as da empresa);

- Reforma de casa da família;

- Viajem do filho de férias;

Acho que já deu para entender.

Entende-se a razão por que estes custos são muitas vezes incluídos: paga-se menos impostos. Todos estes valores são falsos e vão diminuir o preço de venda ideal. Todos estes valores devem ser alocados como "pró-labore", isto é, uma quantia que os sócios retiram para suas vidas particulares, cujos limites deveriam girar entre 0,5% a 1,5% do faturamento bruto anual, retirado mensalmente. Supondo que uma clínica veterinária ou pet shop fature 1 milhão de reais por ano, o sócio, sendo único, poderia retirar para sua vida particular, entre 5 mil a 15 mil por mês. Se seu padrão de vida está acima disto, você tem basicamente duas alternativas:

  • Aumentar o faturamento (aumentar o número de clientes e/ou aumentar o ticket médio).

 

  • Diminuir outros custos da clínica veterinária ou pet shop.

Grandes conglomerados, que expandem seus negócios por aquisição de outras empresas, ao que se dá o nome de crescimento inorgânico, buscam por clínicas veterinárias ou pet shops saudáveis financeiramente, pelas quais pagam quantias mais elevadas.

Prepare-se para o futuro, reveja seus números, conserte-os o quanto antes e comece a criar um futuro mais tranquilo para sua clínica. Ela, seus colaboradores, família e clientes, dependem de você e destes números.

 

Prof. Dr. Marco Antonio Gioso

FMVZ-USP