Por Marco Antonio Gioso
Você está interessado em vender ou comprar uma clínica veterinária ou pet shop? No setor pet, o preço de um estabelecimento gira entre 2 a 10 vezes o faturamento mensal bruto ou cinco dez vezes o seu EBITDA. Muitos são os fatores que influenciam esse preço, tais como reputação da marca, localização, instalações, equipamentos e principalmente números.
Estes últimos são essenciais já que revelam o dia-a-dia da clínica veterinária ou pet shop. Para que a empresa seja financeiramente saudável, três fatores são considerados:
1º Número alto de clientes, o que gera faturamento alto.
2º Fluxo de Caixa Positivo (existe dinheiro líquido a qualquer momento).
3º Lucro positivo.
Os números não mentem, porém quem definiu os números pode ter mentido ou se enganado!
No item lucro, deve-se esmiuçar os gastos, já que neles podem ter custos que não pertençam ao "core business", ou seja, o núcleo do negócio da clínica veterinária ou pet shop. Exemplos de custos que não deveriam estar incluídos na análise:
- Aluguel de casa de família;
- Carro da família (mesmo que seja usado também para a empresa);
- Condomínio ou clube;
- Escola das crianças;
- Salário da esposa ou marido, que não trabalham na clínica;
- Supermercado (juntam-se as compras da família com as da empresa);
- Reforma de casa da família;
- Viajem do filho de férias;
Acho que já deu para entender.
Entende-se a razão por que estes custos são muitas vezes incluídos: paga-se menos impostos. Todos estes valores são falsos e vão diminuir o preço de venda ideal. Todos estes valores devem ser alocados como "pró-labore", isto é, uma quantia que os sócios retiram para suas vidas particulares, cujos limites deveriam girar entre 0,5% a 1,5% do faturamento bruto anual, retirado mensalmente. Supondo que uma clínica veterinária ou pet shop fature 1 milhão de reais por ano, o sócio, sendo único, poderia retirar para sua vida particular, entre 5 mil a 15 mil por mês. Se seu padrão de vida está acima disto, você tem basicamente duas alternativas:
- Aumentar o faturamento (aumentar o número de clientes e/ou aumentar o ticket médio).
- Diminuir outros custos da clínica veterinária ou pet shop.
Grandes conglomerados, que expandem seus negócios por aquisição de outras empresas, ao que se dá o nome de crescimento inorgânico, buscam por clínicas veterinárias ou pet shops saudáveis financeiramente, pelas quais pagam quantias mais elevadas.
Prepare-se para o futuro, reveja seus números, conserte-os o quanto antes e comece a criar um futuro mais tranquilo para sua clínica. Ela, seus colaboradores, família e clientes, dependem de você e destes números.
Prof. Dr. Marco Antonio Gioso
FMVZ-USP