Cadastre-se como pessoa jurídica e tenha acesso a todos os produtos

Porque usar Excel nas Pequenas Empresas

Porque usar Excel nas Pequenas Empresas

 

Sem dúvidas, o Excel é uma das ferramentas mais populares dentro das empresas. Por esse motivo, é muito importante ter conhecimento sobre o uso dessa ferramenta e conhecer os seus benefícios. Então, se você é dono de uma pequena empresa, fique atento aos benefícios desse aplicativo para utilizá-lo ao seu favor.

Ademais, sabe-se que o Excel é perfeito para montar planilhas complexas, gráficos e visualizar dados. Mas as suas utilidades vão além disso. Por isso, você deve entender as suas necessidades para saber exatamente como tirar proveito dessa ferramenta incrivelmente útil. Ficou curioso? Saiba mais!

 

Qual a importância do excel nas empresas?

Mais do que uma ferramenta do computador, o Excel é um aplicativo obrigatório que permite organizar as vendas, entradas e saídas, realizar análises e fazer planejamentos financeiros. Além disso, o excel é extenso e pode ser utilizado por profissionais de diversas áreas.

Então, mesmo que a sua empresa já possua um software de organização, é interessante manter o Excel por causa dos seus benefícios. Sem dúvidas, você notará uma melhora na produtividade e na organização.

 

Através dele, você poderá criar suas próprias planilhas de:

  • Controle de pedidos;
  • Contabilidade completa;
  • Fluxo de caixa;
  • Cálculos de preços;
  • Cotação;
  • Auditoria;
  • Controle de ponto;
  • Folha de pagamento;
  • Controle de horas extras;
  • Controle de combustível;
  • Prestação de contas;
  • Despesas e gastos;

 

Confira a seguir os benefícios em utilizar essa ferramenta no dia a dia da sua empresa.

 

Quais os benefícios em utilizar o Excel na sua empresa?

Os benefícios em utilizar o Excel na sua empresa são:

 

Agendamento de tarefas

Uma das principais funções dos gestores é atribuir tarefas entre os membros da equipe. E essa atividade deve ser executada de forma eficiente para que os prazos sejam entregues em tempo hábil ao cliente.

Por isso, muitos gerentes utilizam os recursos da planilha do Excel para realizar as atualizações ou mudança no cronograma de tarefas.

 

Contabilidade básica

O Excel também é funcional para a realização de atividades contábeis. Através dele, é possível criar um livro-caixa ou programa de contabilidade para acompanhar as transações financeiras da organização.

 

Acompanhamento de vendas de produtos

A planilha do Excel possibilita ter o controle das vendas dos produtos. Sendo assim, as pequenas empresas podem ter uma noção da eficiência dos planos e saber sobre o andamento do negócio.

 

Dados do cliente

Você sabia que organizações de pequeno e médio porte podem armazenar informações dos seus clientes nas planilhas do Excel? A vantagem é manter as informações intactas, mesmo quando o conteúdo de outras células é atualizado.

 

Retorno do Investimento

O ROI pode revelar ao empresário quanto de lucro ele obteve com os investimentos realizados. Então, quando a empresa mantém o controle sobre suas vendas, poderá ter uma ideia de quanto tempo levará para ter um lucro adicional ou alcançar o equilíbrio.

 

Conclusão

Agora que você já percebeu as vantagens do Excel para as atividades comerciais do dia a dia, comece a utilizar essa ferramenta. Se for possível, invista num curso para os seus colaboradores e melhore os resultados do seu negócio.

 

Gostou das dicas? Confira outros conteúdos para pequenos empreendedores no site da V2PET.