Cadastre-se como pessoa jurídica e tenha acesso a todos os produtos

Gerenciando Oportunidades no Mercado Veterinário

Gerenciando Oportunidades no Mercado Veterinário

Por Sérgio Lobato

 

O que é Oportunidade, Significado de Oportunidade

Qualidade do que é oportuno; ensejo; ocasião favorável.

O que é Gerenciamento, Significado de Gerenciamento

Ato de administrar, dirigir uma organização ou uma empresa.

Começando este artigo com a descrição do significado literal do título, espero poder mostrar de forma didática uma das dicas escolhidas para começar o nosso bate papo: O gerenciamento de Oportunidades no Mercado Veterinário.

Mas vamos conhecer um pouco mais de cada significado deste nosso título.

Começando pela definição do ato de gerenciar, do universo do gerenciamento e das implicações desse ato e desta atividade.

Antes quero que você se pergunte: “Quem vai exercer esta função dentro de meu consultório veterinário?”

Essa é uma questão fundamental, pois um dos maiores erros vistos no nosso dia a dia profissional é a definição sobre as funções, ou melhor a falta dela, e, todas as consequências que possam acarretar positiva ou negativamente.

Quando é definido o papel de gestor somem as velhas situações muito comuns nos consultórios veterinários e clínicas veterinárias, o “inocente lavar de mãos”, o “eu sou obrigado a saber de tudo?”

Atitudes que prejudicam e muito a aplicação de todo e qualquer processo de reforma, reconstrução, análise e real mudança pois a RESPONSABILIDADE é fundamental para que as metas sejam alcançadas.

Quando nos tornamos responsáveis pelo nosso negócio veterinário nos tornamos capazes de assumir erros com mais facilidade, aprender com eles, e evita-los em ações e momentos futuros, não culpamos outros por nossos fracassos e fraquezas, sabemos distinguir os caminhos mais adequados para seguir sem “ achismos” e com mais fundamentação técnica e motivação pessoal necessária.

Seremos ainda capazes de aprender a usar várias ferramentas como o simples delegar de tarefas e o controle delas, estipulando metas reais e atingíveis para sua equipe de trabalho por exemplo.

E as oportunidades no mercado veterinário?

Quais seriam as oportunidades que podem surgir na rotina de nossos negócios no mercado veterinário?

Para facilitar nosso trabalho fiz uma pequena lista daquilo que podemos chamar de oportunidades, situações, momentos e acontecimentos, e que em sua grande maioria não são percebidos como momentos oportunos para reflexão, ação e mudanças.

 

Rotina Pediátrica           

Programas de Fidelidade Ativos

Rotina Geriátrica            

Reformas Físicas no Estabelecimento

Abertura de Estabelecimentos Vizinhos             

Datas festivas do calendário

Novos serviços implantados     

Datas festivas do Estabelecimento

Cursos de Especialização concluídos     

Treinamento de Equipes de Trabalho

Eventos Técnicos

Parcerias Produtivas com Indústrias Pet

 

As oportunidades no mercado veterinário mostradas acima, podem e devem ser trabalhadas de forma individualizada em cada estabelecimento, pois por mais que o básico deva ser seguido como uma receita de bolo, é importante frisar que cada estabelecimento tem uma “personalidade”, características impressas em seu perfil em razão da cultura empresarial e pessoal de cada proprietário.

Seja capaz de criar um plano de ação baseado nos dados coletados, e tenha certeza dos objetivos que você quer alcançar... Claro que pensamos logo no aumento do lucro, mas isso seria amplo e vago demais, o que queremos é que você seja capaz de estabelecer metas e objetivos com cada ação , com cada oportunidade citada aqui.

Escolha uma situação pela qual você esteja passando, ou passará em breve.

Procure desenvolver um olhar crítico, porém positivo em relação a cada situação, seja mais positivo e escolha as ferramentas que irá usar para criar sua estratégia de ação.

Não pense em metas surreais, ou fórmulas mágicas.

Trabalhe cada ideia e dívida com sua equipe as opiniões, as decisões e as dúvidas.

Só decida-se pela ação quando tiver feito muitas e muitas vezes um exercício de visualização do que poderá dar certo e o que poderá dar errado e ainda por cima, as alternativas para suprir possíveis obstáculos e problemas pelo meio do caminho, pois você não pode jamais desistir no meio do projeto.

Se tiver dúvidas se aquilo que se posta perante a sua vida é algo que seja classificado como uma oportunidade, pare, pense e reveja seus conceitos e planos, mas retome logo sua caminhada ok?

Por isso a importância do GERENCIAR as OPORTUNIDADES!

É ser capaz de, estrategicamente, observar tudo que cerca seu negócio, observar suas características internas e somar todas essas observações em prol de uma ATIVIDADE.

Fuja da inércia gerencial que parece ter tomado parte de grande parte do mercado veterinário deste país!

Mova-se!

Gerencie!

 

 

Sergio Lobato

Médico Veterinário

Consultor e Palestrante em Gestão da Inovação em Medicina Veterinária

Faça da Oportunidade uma Produtiva Realidade!