Cadastre-se como pessoa jurídica e tenha acesso a todos os produtos

Dicas de Gestão de Pet Shops

Dicas de Gestão de Pet Shops

Por Sergio Lobato

 

Quero mudar a gestão do pet shop, mas não sei como? Ou será que sei o que quero?

Um dos maiores desafios que encontro no dia a dia de orientação junto aos clientes que me procuram é, em um primeiro momento, decidir quais são as necessidades e demandas que eles acreditam ter em confronto com as reais necessidades que eles sequer imaginam que possam ter.

Esse contraponto é um momento fundamental na decisão daquilo que devemos acreditar ser o caminho para atender a esse desejo de mudança da situação atual em suas clínicas, petshops e centros de estética para uma situação onde novos resultados e posturas diferenciadas sejam capazes de resolver os problemas e trazer um novo momento para suas carreiras e empresas.

Como começar a mudar a gestão do pet shop então?

Primeiro fazer um exercício de reconhecimento e autoanálise onde sejam listados os problemas que te incomodam, as situações que te levam a pensar em mudanças e as condições nas quais você considera que haja alguma inadequação, algum problema ou insatisfação com os resultados.

Posteriormente tente dividir esses problemas e situações sem grupos:

- Problemas Comportamentais – da Equipe do pet shop e Seus (importante dar o exemplo sempre, não se esqueça disso!)

- Problemas Técnicos – Como anda sua formação técnica?

- Problemas Gerenciais no pet shop – Como andam as contas? Como está o controle de estoque?

- Problemas Promocionais no pet shop – Como está sua comunicação empresarial?

De posse dessa lista de itens a serem abordados em seu processo de mudança, converse com sua equipe e decida qual o item mais urgente a ser abordado em um processo de reestruturação.

Analise o impacto dessas mudanças:

- Quanto vai me custar para mudar a gestão do pet shop?

- Quanto tempo vai levar para mudar a gestão do pet shop?

- Quantos recursos terei que envolver na mudança?

- Tenho equipe preparada para prestar esse serviço?

- Minha equipe no pet shop está preparada para entender o processo de mudança?

- Minha equipe no pet shop está comprometida com os objetivos da mudança?

- Ela entende o porquê dessa mudança?

- Será que eu sei o impacto dessa mudança no meu trabalho?

Organizar a estratégia de mudança na gestão do pet shop não é fácil, e por isso o auxílio de um profissional externo é muitas vezes o caminho para orientar o processo como um todo, separar as etapas e organizar a sequência de decisões.

Projetar o processo de mudança deve ser feito de forma tranquila, sem afobações e sem pular etapas, o que tem sido um dos maiores problemas nas mudanças que vejo acontecer por aí, há uma inversão de prioridades e alterações não muito práticas são feitas sem que haja uma real mudança no conceito de gestão de pet shops e no conceito de posicionamento empresarial por parte de todos os envolvidos no processo.

Não mude por mudar!

Não entre em uma ciranda de transformações sem que você saiba exatamente o que você quer, onde quer chegar, o que quer mudar e o que deseja alcançar!

Sem essas definições todo o seu esforço será em vão!

Pense nisso!

 

Sergio Lobato

Médico Veterinário

Consultor e Palestrante em Gestão da Inovação em Medicina Veterinária

Faça da Oportunidade uma Produtiva Realidade!