Cadastre-se como pessoa jurídica e tenha acesso a todos os produtos

Como vender em Marketplaces: Descubra tudo sobre esse assunto

2020 foi um ano especial para muitos empreendedores que abriram uma empresa e passaram a vender em marketplaces. Sem dúvidas, a internet possibilitou uma mudança nos hábitos de consumo das pessoas, o que provocou uma revolução nos negócios, sobretudo no e-commerce.

Por isso, as plataformas de venda se reinventaram, com o objetivo de promover uma experiência diferenciada para as pessoas e melhorar o fluxo de vendas. Sites como Mercado Livre, Shoptime, Americanas são ótimos exemplos de marketplaces que vem se destacando, sobretudo durante a pandemia.

Ficou curioso para saber como criar a sua loja virtual e começar a vender em marketplaces? Então saiba tudo sobre esse tema nessa matéria.

 

O que é marketplace?

Esse é um modelo de negócios que iniciou no Brasil em 2012. Através dele, microempreendedores e donos de lojas podem comercializar seus produtos para consumidores de todo o Brasil.

No entanto, ele oferece uma estrutura diferente, ou seja, vários segmentos e marcas podem compartilhar desse mesmo ambiente. Em outras palavras, é possível encontrar quase todos os tipos de produtos.

O principal benefício para a loja é ser encontrado facilmente pelo seu cliente. Além disso, esse é um espaço de alta competitividade, portanto, você deverá caprichar na divulgação.

 

Porque você deve começar a vender em marketplaces?

Como a maioria das pessoas utilizam a internet para pesquisar sobre as empresas, ao vender em marketplaces você estará aumentando a visibilidade da sua loja. Ou seja, essa é uma ótima oportunidade de negócio.

Além disso, o cliente ainda poderá conhecer a reputação da sua marca. Sendo assim, fica cada vez mais fácil conquistar a confiança dele. Por isso, o ideal é estruturar uma estratégia de vendas para alcançar esse cliente. Entenda melhor como começar esse processo.

 

Quais os primeiros passos para vender em marketplaces?

Utilizar as plataformas certas pode fazer toda a diferença nas suas vendas. Por isso, listamos a seguir algumas etapas importantes para você que quer começar a vender em marketplaces.

 

Cadastre a sua loja em plataformas

Primeiramente, é muito importante que você cadastre o seu negócio nas principais plataformas. Mas antes de tudo, reúna as principais documentações exigidas, para iniciar o processo de vendas. Uma delas é a inscrição na Receita Federal (CNPJ). Esse documento é obrigatório e te permitirá emitir notas fiscais e se organizar juridicamente.

 

Leia todos os contratos

Em seguida, leia as condições e regras estabelecidas pelo site que você se cadastrou. Analise os seus deveres e direitos, fique atento às taxas cobradas por vendas, entre outros detalhes.

Se não souber como lidar com isso, contrate um contador para te ajudar nesses trâmites. Certamente um profissional poderá te orientar melhor nisso.

 

Tenha boas estratégias de vendas

Para conseguir chegar no seu cliente e aumentar as suas vendas, é fundamental ter estratégias assertivas. Até porque você irá dividir o espaço com empresas concorrentes, então aquela empresa que se destacar mais, conseguirá conquistar o consumidor. Então, ofereça uma boa experiência a ele, e um bom pré e pós venda.

 

Escolha bons parceiros

Enfim, a última dica é que você escolha bons fornecedores. Esse é um dos principais itens que irão direcionar o seu negócio. Escolhe empresas que tenham relação com sua empresa, e que produzam produtos de qualidade.

Gostou dessa ideia? Então, se você começar a vender produtos veterinários em marketplaces, escolha a V2PET como fornecedor. Certamente a empresa poderá te ajudar a escolher os melhores produtos que irão atender as expectativas dos seus clientes.